O som, o timbre e o tom do sino é verificado com um analisador espectral electrónico.
Se necessário, estes elementos podem ser ajustados, cortando o material interior com uma rebarbadora, respeitando assim as regras armónicas padrão de afinação.
O sino é utilizado sozinho ou em combinação com outros sinos de tons e tamanhos diferentes.
Este conjunto de sinos é chamado Carrilhão.

O sino é considerado um objecto sagrado e religioso, simbolizando a cultura ocidental e a cristandade.
Marca o ritmo de todas as horas das nossas vidas e de seus eventos importantes.


A AFINAÇÃO DOS SINOS

Segundo a tradição cristã, os sinos são sempre afinados em 5 harmónicas, conforme mostra a fotografia.

Elas são: A nominal (N), a quinta da nota fundamental (Q), a terceira menor da nota fundamental (T), a fundamental, nota da primeira oitava inferior - ou abaixo (F) e o bordão, nota da segunda oitava inferior - ou abaixo (B).

Deste modo, nasce um carrilhão de sinos afinados.


 
No mundo da Cristandade existem dois formatos sinos que se distingem de todos os outros, especialmente das civilizações do oriente. São eles o sistema moderno e sistema antigo. O sino de sistema moderno, com o mesmo peso do formato antigo, é mais baixo e mais largo de boca, tornando-se mais "atarracado" em relação ao outro. O som é mais limpo e timbrado.

SINO COM FORMATO DO SISTEMA MODERNO
Caracteriza-se pela seguintes características:

  1. Distância entre a base e o topo da asa, ser a mesma do diâmetro da boca.
  2. A espessura aumenta gradual e matematicamente desde o ombro até à base do bojo.
  3. O som é mais timbrado e prolongado.
  4. Requer sineira mais largas e não tão altas.

A - Cabeça ou Asa

B - Ombro

C - Corpo

D - Bojo ou Curva

E - Badalo

 

O CABEÇALHO, OU CEPO

O Cabeçalho ou Cepo, é a peça que apertada à asa ou cabeça do sino, vai compensar o peso do sino quando a este é aplicado o movimento de vai-vem, ou bamboar.
Podem ser de madeira ou ferro e possuem formas e tamanhos variados. Existem várias técnicas de compensação em função do tipo de movimento a aplicar ao sino.

 
Sino com cabeçalho de ferro
 
Sino com cabeçalho de madeira
     
 

AS TRÊS FORMAS DE FAZER TOCAR UM SINO

  1. Balançando, dobrando ou bamboando

  2. Badalando

  3. Martelando (matraqueando)
BALANÇANDO, DOBRANDO OU BAMBOANDO

Balançar, dobrar ou bamboar são termos que querem dizer o mesmo e definem o movimento, provocado, de um sino instalado numa sineira ou campanário.

Esse movimento pode ser feito manual ou electricamente.

No caso do balanceamento manual, é amarrada uma corda ao braço (B) do cabeçalho (A) de madeira ou de ferro, que depois de puxada, dá início ao movimento de vaivém do sino, obrigando o badalo (C), por acção da gravidade a tocar no interior do sino (badalar lançado).

Esta acção tem que ser executada com muita atenção e cuidado, pois já tem provocado acidentes muito graves e até mortais. Em certos casos, os sinos e respectivos cabeçalhos em movimento somam muitas centenas de quilos.

Em sinos com peso bastante elevado, é sempre aconselhável que este trabalho seja feito, pelo menos, por duas pessoas para que além de se tornar menos cansativo, em caso de acidente, haja alguém que possa socorrer ou dar o alarme.

 

Bamboar electricamente os sinos, é a forma mais segura, limpa, prática e cómoda para qualquer sacristão.
Evita a subida à torre, onde os invernos rigorosos se fazem sentir com mais intensidade.
Da sacristia ou de qualquer outro sítio do templo, basta somente accionar o interruptor, ou o rádio-comando à distância, para dar inicio ao movimento do sino.
Ao cabeçalho (A) do sino, é aplicado um volante de ferro zincado (B) que por meio de uma forte corrente de aço (C), engrenada na cremalheira do motor (D), transmite ao sino o movimento de vaivém, ou seja o bamboar ou balançar.

A - Quadro de comando
B - Motor
C - Cremalheira
D - Corrente de aço
 

BADALANDO (Toque interior)

Diz-se badalar, o tocar do sino com o badalo existente e suspenso no seu interior.
Neste tipo de toque o sino está fixo e é somente o badalo que, puxado por uma corda, bate no sino produzindo, assim, o som. Existem badalos eléctricos que aplicados no interior do sino, substituindo assim o badalo mecânico, fazem a mesma função e são accionados è distância.
Em Portugal esta forma de badalar é extremamente raro ou é mesmo inexistente, por enquanto...

MARTELANDO OU MATRAQUEANDO (Toque exterior)

Diz-se martelar ou matraquear, a acção de tocar o sino com um martelo existente, exteriormente, junto do sino. Neste tipo de toque o sino também está fixo e é somente o martelo que, puxado manualmente por uma corda ou arame, bate no sino por acção da gravidade, produzindo, assim, o som.
Também se pode, electricamente, martelar ou matraquear no sino.
Para o efeito, basta instalar um martelo eléctrico junto ao sino para o fazer tocar à distância.

Martelar, ou matraquear electricamente.

B - Badalo do sino.

M - Martelo eléctrico colocado na sineira junto ao sino.

Pode ser accionado à distância para toques litúrgicos ou para sinais horários vindo de sistema de relojoaria de torre.

 

Esquema de um martelo eléctrico

 

S - Aba do sino

 

M - Martelo eléctrico

 

O SOM DOS SINOS


ATENÇÃO: Se o seu computador tem protecção contra popup's (janelas), terá que desligar o respectivo comando para poder ouvir o som dos sinos.


TRECHOS DE MÚSICA DE ALGUNS CARRILHÕES


Carregue em cima dos algarísmos para ouvir o som dos sinos
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