COMO SE FABRICA ( FUNDE ) UM SINO DE BRONZE


Cada sino tem uma nota musical característica havendo necessidade de ser estudada com muito cuidado, antes do mesmo ser fundido.
A sua nota musical é determinada pelas dimensões, forma geométrica, diâmetro da boca e pela relação da espessura da aba, ou seja, a parte terminal do sino e onde bate o badalo.

O MOLDE

COMPOSIÇÃO - O material do molde é uma mistura da argila, de pelos de cabra e de estrume do cavalo. O estrume de cavalo aumenta a resistência da argila do molde ao calor. Os pelos de cabra é usado como uma armação flexível e porosa.



O NÚCLEO

Sobre uma formação de tijolos à prova de fogo, unidos com uma mistura da argila, estrume de cavalo e do cabelo da cabra, barra-se a mesma com a mistura atrás mencionada, formando várias camadas que dão origem à forma interna, ou seja, o núcleo do molde. O núcleo é seco com o calor de uma fogueira de carvão vegetal. Então, uma camada isolante é posta sobre o núcleo de modo que a segunda parte não adira ao primeira.






"O SINO FALSO"

O molde é cortado com a forma do perfil exterior o espaço vazio corresponde à espessura do futuro sino. A parte dura "do sino falso" é torneada usando argila e o pelo de cabra. Seguidamente, unta-se com gordura de vaca para o molde fique completamente liso e se possa aplicar os frisos decorativos e as inscrições estampadas em cera a partir de madeira gravada.

 

APLICAÇÃO DA DECORAÇÃO



COBERTURA, OU CAPA PROTECTORA

Com ajuda de uma escova especial para o efeito, o "sino falso" é coberto com várias camadas da mistura da argila, estrume de cavalo e de pelo de cabra, de forma a que as decorações fiquem bem seguras. Estas camadas, cada vez mais grossas, vão formar uma espécie de concha em volta do "sino falso", transformando-se na capa protectora.







A CABEÇA DO SINO, OU ASA

A asa do sino é feita a partir dum modelo de cera coberta da argila. Este elemento é aquecido numa estufa à temperatura de 100 graus centígrados, de modo que a cera derreta e deixe o interior oco. Esta é uma técnica chamada "cera perdida". O molde obtido é posto então sobre o molde do sino.


ABRINDO O MOLDE

As partes do molde estão construídas. Devido a um aquecimento, mais intensivo, do molde a cera da decoração derrete deixando ocas as formas decorativas dentro da capa protectora. Seguidamente, é levantada a capa protectora para se poder partir o "sino falso".
Aplicando novamente a capa protectora, é obtido um espaço vazio onde o metal derretido é derramado.




A FUNDIÇÃO

O bronze campanil, ou bronze de que os sinos são feitos, é uma liga composta de 78% de cobre e 22% de estanho, fundindo a uma temperatura de 1.200 graus centígrados. Para sinos que pesem mais de 500 quilos, o metal é derretido numa fornalha de cadinho. Uma parte do metal derretido é manejado pelo fundidor, usando uma vara para encaminhar o material saído do forno e vertido para o interior do molde.
Os moldes são construídos e enterrados em poços aberto para o efeito. Um canal de tijolos construído na parte superior do poço, permitirá que o metal derretido seja derramado, por gravidade, do forno para aos moldes.






DESMOLDAR

Depois de fundido, o bronze leva a esfriar, aproximadamente, 5 dias para sinos de 2 toneladas. Durante esse tempo, é retirada a terra que havia sido cuidadosamente posta em redor dos moldes, para aumentar a sua resistência. Então a capa protectora é quebrada. O sino ainda sujo de argila queimada, será raspado, escovado e polido.





 

FINALMENTE PRONTO